Sementes de Chia

Pois parece que as sementes estão na moda! É sementes disto e daquilo, para isto ou para aquilo! Existem inúmeras sementes utilizadas cada vez mais no dia a dia de muitas pessoas! Elas existem de todas as cores e tamanhos e dão para juntar ás mais variadas refeições. Hoje vou falar-vos de uma semente que gosto muito e utilizo quase todos os dias, as Sementes de Chia




Esta semente pode ser incluída em receitas como pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, papas, saladas, frutas, entre outras.
Estas sementes são muito nutritivas. Consideradas como um alimento funcional, saudável e completo. Proporcionam muita energia. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia. Basta uma colher de sopa para garantir energia por várias horas. Reduz a ansiedade, ajudando na digestão de hidratos de carbono e na libertação de energia lentamente na corrente sanguínea. São convenientes e versáteis, uma vez que podem ser ingeridas na sua forma original mas também juntá-las a qualquer receita, a qualquer hora do dia. 
Ajudam a emagrecer causando saciedade, combatendo a gordura acumulada e desintoxicando o trânsito intestinal.
A semente de chia tem ainda outros benefícios como a redução do colesterol e triglicéridos, controlo de glicemia, ajuda na formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce, melhoria na imunidade do organismo, auxílio no funcionamento intestinal, eliminação de gorduras e toxinas do corpo, fornecimento de energia, fortalecimento muscular, prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares, controlo da pressão sanguínea.
Qualquer pessoa pode consumir sementes de chia porém deve ter-se em atenção as quantidades ingeridas. Entre duas a quatro colheres de sopa por dia são o suficiente para trazerem benefícios para a saúde, Atenção que o excesso do consumo de sementes poderá originar no aumento de peso. 

Eu utilizo-as simplesmente com iogurte ou gelatina, como em batidos e também em saladas, basta juntas uma colher de sementes e já está !

E vocês, conhecem e utilizam as Sementes de Chia? 

Comentários

  1. Já ouvi falar muito desta sementes mas confesso que nunca experimentei!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  2. Já estive com elas nas mãos, mas achei caro. Mas qualquer dia dá-me uma qualquer na tóla e compro. Faz muito bem e serve para muita coisa. Uso muito sementes de linhaça, sésamo e girassol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu costumo aproveitar as promoções para comprar as sementes. Linhaça uso moída, a semente não faz o mesmo efeito! Qualquer dia faço um artigo sobre isso

      Eliminar
  3. Eu cá não costumo usar.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *