Prevenção Cancro Colo do Útero

Vi algures pela Internet um artigo que achei que devia partilhar! Nunca é demais nós, mulheres, estarmos informadas sobre o assunto e atentas a qualquer sinal estranho que o nosso corpo manifeste.


Sete Sinais de Cancro do Colo do Útero




1* Corrimento Incomum
Quando o cancro começa a crescer dentro do colo do útero, as células da parede da cavidade começam a desfazer-se produzindo um corrimento aquoso abundante.

2* Verrugas
O aparecimento de pequenas verrugas, externas ou internas, serve como um sinal para algumas doenças, como o HPV que, na mulher aumenta muito as chances de cancro do colo do útero.

3* Dor ou Perda de Sangue
Fora do período menstrual, qualquer perda de sangue deverá ser investigado, ou até corrimentos escuros ou de cor rosada. Como o cancro cervical cresce nas paredes do colo do útero, estas tornam-se ressequidas e podem até rachar, causando a perda de sangue por pequenos desconfortos, tanto relações sexuais, como apenas ao andar. Pode também existir perda de sangue retal ou da bexiga.

4* Anemia
Se não houve alterações nos hábitos alimentares e começa a aparecer cansaço ou fadiga, aceleramento do coração com esforços comuns ou palidez, isso é um sinal de anemia. Perdas de sangue anormais são a primeira causa.

5* Problemas Urinários
Com o inchaço do colo do útero, a bexiga e os rins podem ficar comprimidos, dificultando a passagem da urina e o total esvaziamento da bexiga, podendo causar dor e até infeção urinária.

6* Dor contínua nas pernas, quadris ou costas
Assim como o inchar do colo do útero comprime órgãos internos, pode também comprimir os vasos sanguíneos, dificultando a irrigação da pélvis e das pernas, bem como o retorno sanguíneo, causando dores, inchaço nas pernas e tornozelos.

7* Perda de Peso
Todos os tipos de cancro costumam diminuir ou até suprimir o apetite. Além disso, o inchaço do colo do útero pode comprimir o estômago, diminuindo o espaço para uma alimentação adequada, o que levará à redução do peso.

Comentários

  1. Fizeste muito bem, até porque, nunca é demais falar sobre o assunto. Eu faço todos os anos o rastreio, a partir dos 30 é assim.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *