E agora de quem é a culpa ?

Hoje trago-vos uma história tão boa do país que temos, que aconteceu comigo. Já tinha dito há muito tempo que vos contava, chegou a hora de o fazer.

Fez em Agosto 1 ano que entreguei curriculum numa empresa onde, passados cerca de 2-3 meses me contactaram e disseram que me aceitavam para envergar num estagio profissional remunerado pelo IEFP. A empresa submeteu a candidatura no mês de Dezembro e eu iria servir para substituir uma funcionária que iria entrar em licença de maternidade.
Eis que em Março me contactam várias vezes (após eu ligar quase todas as semanas a perguntar por novidades) e me propõem que comece a trabalhar antes do estágio ser aprovado para que pudesse aprender e estar à vontade antes do Verão que é quando existe mais afluência e mais trabalho. Eu farta de estar em casa a olhar para as paredes, pensei um pouco e achando que o estágio não ia demorar, aceitei e lá fui trabalhar. 
Passou um mês, passaram dois e por aí... Em Junho fui chamada a ir ao IEFP que finalmente as coisas estavam a andar. Chego lá e sou informada que a minha candidatura tinha sido mal feita, colocando-me a dois níveis de formação inferior ao meu. Agradeço ao senhor que me recebeu no IEFP que me explicou tudo ao pormenor e me aconselhou a esperar um pouco mais mas a não me prejudicar.

Posto isto recusei o estágio e pedi à empresa que submetesse nova candidatura desta vez corretamente.

Com isto passaram 4 meses,  eu a trabalhar e sem receber um tostão. Várias vezes questionei se seria possível adiantarem-me alguma coisa nem que tivesse que devolver depois mas a única resposta que recebi foi de uma das colegas que chegou ao cúmulo de dizer que me emprestava dinheiro caso eu precisasse. Pois claro, eu já andava a ameaçar ir embora se continuasse nas condições em que me encontrava e sabiam que o meu trabalho era indispensável.

Questionei várias pessoas da empresa e ninguém me resolvia o problema. Decidi ligar para a dona da empresa e resolver a minha situação. Ficaram todas muito ofendidas mas fiz por mim e pela minha situação, nunca passando por cima de ninguém nem pondo em causa o trabalho de ninguém (isso eu vejo mas guardo para mim).

Adiantaram-me 4 meses que tinha trabalhado até à data e disseram que a partir daí me iriam pagar normalmente até vir o estágio, coisa que nunca aconteceu.

Final de Setembro e volto a ser chamada ao IEFP. Agora sim está tudo em ordem e dou inicio ao legal estágio.

Faz 9 meses em Dezembro que estou a trabalhar. Faz 9 meses em final de Junho de 2017 que se deu inicio ao estágio legal. Agora vou passar 9 meses a dividir o meu ordenado com a empresa para que possa devolver o valor que me foi adiantado. Vou passar 6 meses sem poder trabalhar pois irei estar com o estágio legalizado o que não me deixa trabalhar nem por contra própria nem por contra de outros.

Agora páro e penso: o que ganhei eu com isto? Aprendizagem, esperteza para não voltar a fazer o mesmo e ter mais atenção no futuro. Não estive a olhar para as paredes durante este tempo, vou estar agora. Tenho perfeita noção de que se aproveitaram e aproveitam de mim pois aprendo depressa e não tenho medo de aprender e fazer sempre mais e mais.

Sei que o meu trabalho não é valorizado como devia, nem a minha atitude de ter vindo para a empresa antes do tempo.

Infelizmente, é neste país que vivemos, em que a maioria dos donos das empresas se acham superiores e fazem das pessoas o que querem, acabando por prejudicar as pessoas que os ajudam de boa fé.


Alguém já passou por algo semelhante? 

Algum conselho para mim? O que acham que posso fazer nestes 6 meses que se estão a aproximar? 

Beijinhos

Comentários

  1. Infelizmente, já ouvi histórias semelhantes à tua, mas continuam-me a chocar. É realmente chocante e revoltante como se aproveitam das pessoas mais jovens!
    Devo-te elogiar, conseguiste manter sempre a tua compostura e lutar pelos teus direitos ao mesmo tempo, sem pisar ninguém, o que não deve ter sido fácil na tua situação. Outra pessoa já se teria passado e gritado com a dona da empresa!
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Nunca me aconteceu...mas já trabalhei como jurista na área laboral e são montanhas de casos assim.

    ResponderEliminar
  3. Que situação chata :/ Daqui a 1 ano sou eu a procurar emprego, espero não me esquecer desta história!
    Quanto ao que fazer... acabei de chegar aqui e não te 'conheço' para dar as melhores opiniões, mas se precisas muito de dinheiro aconselho-te a procurares um 'biscate'. Se não for o caso aproveita para procurares algo melhor para quando esses meses passarem, trabalho no currículo, coisas que te ajudem a que a próxima experiência seja melhor :)

    ResponderEliminar
  4. Na minha situação, eu e a entidade fizemos a candidatura em Maio e o resultado saiu em Setembro. Trabalhei de Maio a Julho (em Agosto tive um mês de férias) "ao negro", mas a ganhar algum! Depois iniciei em Setembro e fiz um ano de estágio. Deveriam de ter tomado essa atitude contigo, mas há patrões que só pensam neles! :/ Quanto ao facto de estares parada, podes sempre tentar fazer algo "ao negro" de forma a que não te prejudiques. Mas, este é o país que temos, infelizmente! :/ Força!

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente deve haver muitos casos pois tenho um familiar bem próximo nas mesmas condições . É realmente uma vergonha e essas empresas ficam sempre por cima :(

    ResponderEliminar
  6. Na minha empresa existem alguns casos parecidos, é injusto pois as pessoas são esforçadas fazem bem o seu trabalho e recebem tão mal.

    Infelizmente são formas que os grandes arranjam para ficarem um pouquinho mais ricos. E infelizmente as pessoas têm de se submeter.

    ResponderEliminar
  7. Já passei.

    Duas vezes.

    Na 1ª estive a trabalhar 3 meses debaixo da mesa até chegarem os papeis. Fui mastigada, "deitada fora" (fui a única pessoa que alguma vez levou o estágio lá até ao termo...) e o IEFP disse-me que não ficasse ofendida de ir ser trocada por outro estagiário, que o programa de estágios hoje já não procura empregar e que eu é que tinha ganho 1 ano de salário no meio daquilo tudo.

    Na 2ª empresa tive que fazer exatamente o mesmo que tu. Mas não fiquei até ao final. Ao fim de 8 meses encontrei um emprego com contrato "correto" e vim para Lisboa - ainda hoje a mepresa me deve dinheiro de um acidente de trabalho que tive, com eles...

    Não está sozinha, infelizmente!***

    ResponderEliminar
  8. Fico triste por ler este tipo de cenários em Portugal :/ desculpa não te poder ajudar...

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  9. Estive um ano á espera que a candidatura fosse aprovada porque o estágio era sucessivamente indeferido porque era mal submetida a candidatura. Durante esse ano trabalhei ao negro sem descontos e a fazer tanto como quem lá estava a contrato.
    Quando falei com a entidade patronal sobre o caso disseram-me: ou quer assim ou vai embora, e eu como precisava de trabalhar aceitei.
    Ao fim de 1ano o estágio foi finalmente aprovado.
    No teu caso o que te posso dizer é, não estás sozinha nessas situações. existem imensas no nosso pais infelizmente. Pensa nisso como uma aprendizagem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *