BANDAS SONORAS | 100 RETRATOS NA MÚSICA PORTUGUESA | Chiado Editora

Finalmente um post que vos queria já ter trazido há algum tempo. O primeiro post do resultado da excelente parceria que consegui construir com a Chiado Editora.

Para primeiro livro escolhi este: "BANDAS SONORAS", é um livro ilustrado com fotografias maravilhosas pela lente de Rita Carmo e um prefácio com palavras de José Luís Peixoto. Achei que só por estes dois nomes era um livro que valia a pena. E mesmo com as expectativas bem altas, este livro ainda me conseguiu surpreender imenso e deixar-me completamente encantada.


https://www.chiadobooks.com/livraria/bandas-sonoras-100-retratos-na-musica-portuguesa


Para começar, é um livro de capa grossa, um livro que só por si dá gosto ver na prateleira da minha pequena biblioteca. Eu sempre ouvi dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras e este livro é a prova de que essa frase é tão verdadeira. Imagens que falam por si, que nos transmitem mensagem positivas sem ser preciso ler ou ouvir qualquer palavra. Um livro que dá a conhecer músicos portugueses e só por isso merece um enorme aplauso.

Um livro que, ao lado de cada imagem tem ainda um elogio à Rita por parte de alguns artistas/bandas, ou um relato da Rita sobre a sessão fotográfica em si.




A primeira banda que o livro nos mostra é "Ala dos Namorados", uma fotografia tirada algures nas Azenhas do Mar, em 2012. Esta fotografia está acompanhada por uma frase de João Monge, membro da banda, que escreve «20 anos. Ser o vento e a sua feição.»




Os Da Weasel foram uma banda que fez parte da minha adolescência. Este livro fez-me recordar momentos muito bons e ficar bem nostálgica em algumas páginas, estas páginas deixaram-me feliz só de as olhar. Um fotografia tirada nos arredores de Almada no ano de 2004, e a sua legenda é «Aquilo que vivemos tá gravado no coração.», in "Dialectos de Ternura" Da Weasel.




A Rui Pregal da Cunha a Rita conseguiu uma fotografia fantástica, não acham?! Fotografia tirada na Loja da Atalaia, no Bairro Alto, Lisboa, em Agosto de 2016. Rui Pregal da Cunha diz: «A Rita telefonou-me. Precisava de me fotografar. Pediu-me para tratar do "set". Como diz o anúncio: O melhor para o homem... O resto é uma imagem magnífica tirada por uma retratista única.»




Mais uma banda tão portuguesa e uma imagem tão bem conseguida. Fotografia tirada junto ao Tejo, em Cacilhas em Março de 2010. Entre outras coisas, Marta Miranda dos Oquestrada diz-nos: « Foi magnífico conseguir, juntamente com a Rita, o ângulo certo do nosso sonho português e de realizar que muitos outros países se identificaram com ele. Não podemos esquecer que grande parte das vezes o que chega primeiro ao público é uma foto do que vão escutar, e só depois chega o que fazemos: Música!».




Mais um grande artista português e mais uma grande fotografia pela lente de Rita Carmo. Na Costa do Castelo, em Lisboa, Março de 2007. Jorge Palma escreve: « Os discos voadores existem, é preciso é saber apanhá-los... as cerejas são como os discos voadores, é preciso beijá-las...»

 
 


Este livro termina de forma perfeita, com uma fotografia da enorme banda "Xutos & Pontapés" tirada num estúdio em Paço de Arcos em Novembro de 2006 e com as sempre maravilhosas palavras de Zé Pedro, membro da banda: «... foi das sessões de fotos mais brutais dos Xutos. O guarda roupa foi uma loucura, a direcção de fotografia foi excelente. A capa da revista Blitz foi das mais bem conseguidas. Desde esse dia, uma das fotos está sempre na minha secretária... inesquecível e muito bem conseguida, parabéns Rita.».


Parabéns Rita e obrigada Rita por nos mostrar todos estes magníficos trabalhos, foi delicioso poder percorrer as páginas deste livro, foi nostálgico e fiquei a sorrir página após página. Está um livro muito bem conseguido e acho que toda a gente o devia folhear.


Obrigada à Chiado Editora por me dar a oportunidade de conhecer obras fantásticas como esta. Tenho a certeza de que começámos esta parceria da melhor forma.


E por aí, já alguém conhece este livro? Ficaram curiosos?


Beijinhos*

Comentários

  1. Olha que não conhecia mesmo, mas parece ser bastante interessante
    Beijinhos
    Novo post (Review Verniz Astor) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esse livro, mas parece-me ser muito interessante e recheado de História por dentro, de artistas e músicas que nos marcaram.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Tenho este livro em lista de espera, até porque adoro música portuguesa. E quando o vi soube logo que, um dia, teria que o ter. Ainda não aconteceu, mas quero tratar disso :)

    r: Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Não conheço este livro mas parece-me uma aquisição muito interessante.

    ResponderEliminar
  5. Vou levar a sugestão, parece óptimo para oferecer a um primo meu que adora música!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia!!
    Beijinho e boa semana :)

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia o livro mas parece ser muito bom para quem é fã de fotografia e de música portuguesa!

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia o livro
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pela parceria. Acho um livro interessante :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Só pelos Da Weasel já quero esse livro! <3

    ResponderEliminar
  11. Está espetacular! Há livros que valem mesmo a pena.
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *