Turistando | FUI AO MÊS DAS MIGAS!!!!!

Como já devem saber eu sou Alentejana e com bastante orgulho nisso. Gosto de experimentar e participar no máximo de coisas que eu consigo e que têm a ver com o meu Alentejo maravilhoso.

Claro que não poderia deixar de fazer parte do tão famoso Mês das Migas que acontece em Mora, distrito de Évora, no mês de Fevereiro. Já fui mesmo no final do mês mas não se preocupem porque o mês acaba mas as migas não, felizmente.

Eu e o fofinho juntámos-nos a mais três amigos e fomos até à vila de Cabeção, ao restaurante Solar da Vila.


Chegámos e fomos rapidamente atendidos. Escolhemos os pratos, pedimos e entretanto fomos degustando as entradas que a senhora nos colocou na mesa.




 


E foi assim que fomos esperando pelas migas, com um belo pão alentejano acompanhado de torresmos, queijo, chouriço e azeitonas. Tudo coisas deliciosas do meu querido Alentejo.

Entretanto chegaram as tão esperadas migas. Podíamos ter pedido diferentes variedades mas fomos todos a pensar no mesmo: Nas migas de espargos!!!
De qualquer forma posso acrescentar que podem encontrar as mais diversas migas: de batata, de tomate, de coentros, de hortelã, migas gatas, de feijão com couve e por aí. As migas podem vir acompanhadas de carne de porco, peixe frito ou bacalhau, consoante o gosto de cada um e consoante a variedade de migas.


Migas de espargos com secretos de porco preto
Migas de espargos com lagartos de porco preto


 
Migas de espargos com lombinho de porco

Estas três doses chegaram e sobraram para nós os cinco e olhem que somos de comer bem, principalmente quando gostamos. A minha travessa favorita foi a que trazia os lagartos de porco preto, sendo que as migas de espargos estavam mesmo muito boas.



Por fim, escolhi para sobremesa um semi-frio de frutos do bosque que também estava delicioso. Tem imensas sobremesas, inspiradas em doces conventuais e muito à base de ovos e amêndoa. Eu ainda provei a do meu namorado mas esqueci de fotografar. Achei imensa piada ao nome da sobremesa que ele pediu, acho que se chamava Pé de Salsa e eu nunca tinha ouvido falar.

Concluindo posso dizer que fomos muito bem atendidos neste restaurante e recomendo tanto em termo de serviço de atendimento como em relação à comida que estava fantástica.



Eu sei que o mês já acabou mas de qualquer forma deixo o cartaz desta iniciativa que contém a lista de restaurantes onde podem ir degustar este tipo de pratos em qualquer altura do ano.

Depois das migas podem ainda dar um passeio pelo Fluviário de Mora ou pelo Museu do Megalitísmo.


Mais alguém adora esta iguaria alentejana?

Conhecem esta zona do país?


Beijinhos*

Comentários

  1. Pero que rico!

    http://iameleine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Sacannhaaaa!
    Não me chamaste!... Estou aqui a babar...

    ResponderEliminar
  3. Otimo aspecto! Há muitos anos que nao como migas, nem me lembro já do gosto XD

    Beijinhos*

    Anita On

    ResponderEliminar
  4. Parece-me tão bem! Fiquei cheia de vontade de experimentar :D
    Que saudades de ir até ao Alentejo. E de comer secretos de porco preto

    r: Recomendo. A história é intensa e deixa-nos revoltados, mas vale mesmo a pena ler

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito sim, mas é raro comer. As daqui não serão iguais, mas gosto muito :)
    Beijinho
    r: nunca encontraste nem um eurosito? lol

    ResponderEliminar
  6. Por acaso acho que nunca experimentei migas mas fiquei com agua na boca com esse semi frio!



    Beijinhos,
    <>O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderEliminar
  7. Gosto tanto de migas! A minha mãe fez uma migas de coentros à pouco tempo e estavam uma delícia.

    ResponderEliminar
  8. Também gosto de migas essa sobremesa têm tão bom aspecto
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *